Rinoplastia

 

Saiba mais sobre as indicações e procedimentos para a cirurgia de Rinoplastia.

Buscando a harmonia facial em conjunto com funcionalidade, a Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que corrige imperfeições e assimetrias na região do nariz.

Agendar Avaliação

Indicação

A Rinoplastia é o nome dado à cirurgia que visa corrigir ou alterar o nariz. O nariz, por sua vez, é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição central no rosto. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios ou inestetismo na face.

Desta forma, a rinoplastia visa, justamente, restabelecer esse equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face.

Para se ter uma boa noção do quanto essa ciência evoluiu, atualmente, o Rinologista (cirurgião especializado em nariz) pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior, entre outras possibilidades.

A rinoplastia também pode corrigir defeitos já presentes ao nascimento, sequelas de traumatismos, seqüelas de rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.

Para pacientes com problemas funcionais como dificuldade para respirar, ronco, desvio de septo ou hipertrofia de cornetos inferiores, realizamos a septoplastia e a cirurgia nasal funcional. Todas as incisões estão escondidas dentro do nariz, e essa abordagem pode ser combinada com a septoplastia, se desejado.

Contudo, pacientes que sofreram fraturas nasais ou nariz quebrado (se foi há alguns meses durante um acidente de carro ou algumas décadas atrás, durante um evento esportivo, por exemplo) também podem realizar uma correção cirúrgica para restaurar seu nariz para uma configuração reta e refinada.

O que consideramos ser preciso saber antes da Rinoplastia:

• A Rinoplastia, via de regra, pode ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão bem desenvolvidas. Também, a partir dessa idade os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia.

• As opções de técnicas incluem: a aberta e a fechada, e a cirurgia redutora ou a estruturada. A escolha da técnica fica a critério do médico, de acordo com as características e especificações de cada caso.

• Ressaltamos que, sendo a rinoplastia cirurgia bastante complexa, que exige conhecimentos específicos e aprofundados, é fundamental escolher um médico especialista em rinoplastia. A realização da cirurgia de nariz com médicos sem a formação adequada pode trazer graves transtornos e complicações que podem ser impossíveis de corrigir.

Como é feito o Procedimento?

O tamanho do nariz a ser criado na cirurgia de Rinoplastia baseia-se em diversos fatores, e será feita uma análise facial, calculando-se as proporções ideais em relação à face de cada indivíduo. Espessura da pele e características raciais também são fatores de extrema relevância na programação da cirurgia.

O nosso objetivo é conseguir um resultado no formato nasal que continuará a melhorar ao longo dos anos, com um formato o mais natural possível, além de proporcionar uma boa respiração.

Existem duas vias de acesso para executar as diferentes filosofias em rinoplastia: fechada e aberta. Na técnica fechada, a cirurgia é realizada por dentro do nariz, sem incisões externas. Esta técnica oferece visualização limitada e incompleta das cartilagens que formam o esqueleto do nariz, especialmente as da ponta. Na técnica aberta, o esqueleto ósseo e cartilaginoso do nariz é completamente exposto através de incisões por dentro do nariz e uma pequena incisão externa na columela (coluna de pele entre as narinas).

A escolha da via aberta em casos primários ou para corrigir as deformidades do nariz (em casos de rinoplastia secundária) tem as seguintes vantagens:

• A rinoplastia aberta oferece visualização direta e completa das estruturas que formam o dorso e a ponta do nariz. Desta forma, é possível diagnosticar os fatores responsáveis pela deformidade e esculpir as cartilagens e ossos com maior precisão do que a técnica fechada.

• A abordagem aberta facilita a retirada de cartilagem do septo, que é o material preferido para ser usado como enxerto, quando necessário.

• A visão direta oferece a possibilidade de fixar as cartilagens e enxertos com mais segurança, espaço e precisão, visando combater o efeito de distorção do tecido de cicatrização e das forças respiratórias após a cirurgia.

• A escultura (refinamento) da ponta, assim como ajustes de rotação e projeção, são mais precisos e fáceis de executar.

• A remoção de tecido de cicatrização excessivo formado entre as cartilagens e a pele devido à(s) cirurgia(s) anterior(es) é mais fácil e precisa.

• As técnicas descritas, quando executadas corretamente, podem oferecer resultados mais previsíveis, duradouros e consistentes.

O emprego da via aberta tem as seguintes desvantagens: maior tempo cirúrgico, o inchaço da ponta pode demorar um pouco mais para desaparecer e essa abordagem deixa uma cicatriz externa praticamente imperceptível a uma distância de conversação normal. A qualidade desta cicatriz depende fundamentalmente da execução correta da incisão e do fechamento por parte do cirurgião, sendo que menos de 1% dos pacientes se queixa do aspecto estético da cicatriz após 1 ano da cirurgia.

Orientações

O que esperar após a cirurgia:

No dia seguinte: você precisará de alguém para levá-lo para casa e ajudá-lo nas primeiras 48 horas. A cirurgia geralmente é muito bem tolerada, e analgésicos comuns resolvem bem. Haverá inchaço e hematomas leves.

Uma semana: remoção do aquaplast (fixação externa) e pontos. Ainda haverá algum inchaço.

Seis semanas: Você estará quase ótimo. Somente você e seu médico saberão que ainda está um pouco inchado. Mas você ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar seu objetivo final.

18 meses: O inchaço desapareceu completamente, e seu nariz alcançou de forma estável seu tamanho e forma finais. Você parece ótimo!

Dizemos aos pacientes: 80% dos seus resultados vêm nas primeiras 6 semanas a 2 meses. Os últimos 20% ocorrem ao longo de um ano a 18 meses.

Rinoplastia Étnica

 

Seja qual for a sua etnia, se você está procurando um cirurgião de nariz, é porque você não está satisfeito com o tamanho, a forma e / ou a função do nariz. A cirurgia plástica de nariz, ou RINOPLASTIA ÉTNICA, é o procedimento que o especialista Dr. Luis Henrique Vita usará para reformular seu nariz, de modo que seja o tamanho e a forma que você está procurando.

Seu nariz faz parte de sua herança genética e, como sua pele e cor do cabelo, reflete sua origem étnica. Em tamanho, forma, estrutura e detalhes, é exclusivamente o seu nariz. Se você quer que a cirurgia do nariz preserve ou altere significativamente as características étnicas distintivas do nariz, o Dr. Vita tem a habilidade e a compreensão para ajudá-lo a atingir seu objetivo.

Por que você quer rinoplastia étnica: Aparência melhorada. A rinoplastia étnica significa desde mudanças em milímetros até mudanças mais radicais, que podem mudar significativamente a aparência do seu rosto. Se você é infeliz com seu nariz por qualquer motivo, a rinoplastia étnica pode mudar sua aparência de forma a encontrar equilíbrio e harmonia, sem negar quem você é.

O que esperar da rinoplastia étnica: Um nariz que se encaixe no seu rosto. Você não quer um nariz muito grande, mas você também não quer um que seja muito pequeno. Talvez você deseje finalmente livrar-se dessa corcunda no nariz, ou talvez você apenas queira se parecer como antes de ter quebrado o nariz. Seja qual for a mudança, o nariz deve estar em harmonia com seu rosto.

Como parte da consulta, nossos especialistas irão discutir com você exatamente o que você pode esperar da sua cirurgia de rinoplastia étnica e quais opções são susceptíveis de lhe dar os melhores resultados.

É importante que você e seu médico concordem com a estética e a técnica da sua cirurgia para obter os resultados desejados.

Os cinco aspectos que nunca queremos (Nossa filosofia)

1. Um nariz com a ponta muito projetada. Este nariz é chamado de “nariz de Pinóquio” e é um sinal de cirurgião exagerado. Quando a ponta é muito cheia, plana ou redonda e é corrigida demais, ela pode ficar muito fina e saliente, com aspecto não natural.

2. Um nariz com o perfil muito escavado. Na rinoplastia, menos é mais. A remoção excessiva do dorso nasal resulta um nariz escavado. Este tipo de nariz também não parece natural, particularmente em homens.

3. Um nariz muito arrebitado. Se o nariz tem a ponta caída, você quer que seja corrigido. Mas se o cirurgião não for cuidadoso, você pode acabar com um nariz muito arrebitado, com as narinas empurradas para cima em um ângulo que não é natural.

4. Um nariz super estreito. Talvez você já tenha visto alguém com essa característica no nariz: parece incrivelmente fino e frágil. O nariz não parece natural - e pode ser necessário uma cirurgia corretiva para ajudá-lo a respirar.

5. Um nariz com narinas colapsadas. Se o seu nariz parece pequeno e perfeito logo após a cirurgia, pode ser uma bandeira vermelha. O inchaço no nariz levará mais de um ano para diminuir completamente. Isso significa que se seu nariz é realmente pequeno logo após a cirurgia, provavelmente será pequeno demais após um ou dois anos. E se o suporte nasal não foi reconstruído ou deixado intacto, suas narinas podem entrar em colapso. Não parecerá nada natural. Isso também tornará extremamente difícil para você respirar.

O que você quer saber sobre sua rinoplastia étnica: Somente após a consulta e exames poderemos estimar o tempo de duração da cirurgia. Quando feita corretamente, a cirurgia do nariz é exigente, um trabalho artístico que exige atenção cuidadosa aos mínimos detalhes. "Lembre-se: se é feito à mão, leva tempo".

As incisões cirúrgicas usadas podem ser confinadas ao interior do nariz (chamadas de "rinoplastia fechada"), ou podem incluir uma pequena incisão na ponta do nariz (chamada de "rinoplastia aberta" ). Nossos especialistas são muito experientes com ambas as técnicas, para que possa fazer a escolha independente para sua cirurgia, usando a técnica que lhe permitirá dar-lhe os melhores resultados possíveis.

Cuidados especiais com o nariz étnico: Os narizes étnicos podem exigir cuidados e procedimentos especiais para obter os resultados que os pacientes desejam. Alguns grupos étnicos têm uma pele mais espessa que torna as possibilidades de redução mais limitadas. Outros podem exigir o enxerto de cartilagem da orelha ou costela para permitir que o nariz seja reconstruído para um tamanho e forma mais atraentes. A arte cuidadosa de nossos especialistas garante que, qualquer que seja a situação, sua cirurgia resultará no nariz mais atraente que você está procurando.

Agende sua Avaliação
pelo Whatsapp
1
×
Olá, entre em contato pelo Whatsapp para tirar suas dúvidas e agendar sua consulta no Centro Brasileiro da Face.