Mentoplastia
Indicação
Às vezes, para obter um equilíbrio facial proporcional, é necessário um implante de queixo para fortalecer o terço inferior do rosto. O Procedimento para o implante de queixo é conhecido como Mentoplastia e pode ser realizado separadamente ou em conjunto com uma rinoplastia, potencializando seus resultados de harmonização facial.
O resultado da Mentoplastia precisa ser definido em uma avaliação com o especialista, avaliando o tipo de imperfeição presente na estrutura do Queixo devido à assimetria, proeminência do queixo (macrogenia) ou insuficiência (microgenia). A presença de deformidades funcionais também são analisadas para estabelecer os métodos e objetivos do processo cirúrgico.
Como é feito o Procedimento?
Existem inúmeras possibilidades para o procedimento de Mentoplastia que devem ser definidas de acordo com o quadro de cada paciente. Em grande parte dos casos, é utilizado o implante de silicone, ou enxerto de gordura do próprio paciente, que é inserido através de uma pequena incisão na parte inferior do queixo ou na área interna da boca. O procedimento dura em cerca de 1 hora e pode ser realizado em conjunto com uma lipoaspiração de papada.
No entanto, para a harmonização facial, em alguns casos, o procedimento de Mentoplastia envolve o reposicionamento da estrutura óssea do queixo, tornando a cirurgia mais complexa e com maior tempo de cirurgia.
Orientações
Todos os exames solicitados pelos especialistas devem ser realizados para garantir maior segurança aos pacientes, principalmente, se o procedimento de Mentoplastia for realizado em conjunto de outras cirurgias.
Durante os 15 dias de pós-operatório, o paciente deve evitar praticar atividades físicas, alimentos que requerem muitos esforço durante a mastigação e tabagismo. Além disto, é necessário redobrar os cuidados com a higiene oral
Repouso com a cabeça levemente elevada em relação ao corpo é recomendável, evite dormir “de lado”.