Otoplastia
Indicação
A otoplastia é indicada em pacientes com proeminência excessiva e pouca definição nas curvas naturais das cartilagens das orelhas. A cirurgia de otoplastia pode ser feita em qualquer idade, depois que as orelhas atingiram seu tamanho completo - geralmente após a idade de 7 anos - até a idade adulta.
Como é feito o Procedimento?
Na cirurgia de Otoplastia a anestesia usada pode ser local, local com sedação ou geral, dependendo da recomendação médica.
Em relação às cicatrizes, é quase impossível notá-las, justamente por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além disso, como se trata de região onde a pele é muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase imperceptível”.
O resultado da Otoplastia é uma orelha de aspecto natural e característico, posicionada em harmonia com as demais estruturas faciais.
Orientações
Após a cirurgia, é comum discretos edema e equimose nas orelhas, que apresentam regressão quase completa em até 21 dias.
Pacientes submetidos à cirurgia de orelhas devem permanecer em repouso absoluto por 2-3 dias, mantendo a cabeça sempre elevada. O curativo em forma de capacete colocado no final da cirurgia pode ser retirado após 4-7 dias, sendo que o paciente deverá utilizar uma faixa elástica por cima das orelhas por 4-8 semanas.
Devido à delicadeza da cartilagem e às numerosas curvas existentes, o resultado final pode ser analisado somente após a reabsorção total do inchaço, que ocorre normalmente após 2-3 meses. As atividades físicas podem ser retomadas após 3-4 semanas, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo deve ser evitada por seis meses.